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Fazer pesquisa em Buenos Aires exige energia ou dispor de um bom tempo de trabalho! O roteiro é longo e, por isso, requer fôlego.
Comparado aos pólos tradicionais, para fotografar lojas e peças de roupa é necessário tanto jogo de cintura quanto em Paris, Londres, Milão, Nova Iorque ou Barcelona. O comércio de moda é marcante, há diversas lojas em centros urbanos, galerias e shoppings. Cada centro reflete o poder aquisitivo, o estilo de vida e o comportamento de seus consumidores.
Um dos principais pontos desse roteiro é a Avenida Santa Fé, onde, em toda a sua extensão, podem ser encontradas lojas de roupas e acessórios. Desde o segmento feminino e masculino, tanto jovem quanto contemporâneo, (sendo a moda jovem a mais representativa), quanto para o infantil e o lingerie.
Outro segmento que se destaca é o do calçado, há muitos pontos de venda, sempre com produtos coloridos e na maioria populares, importados da China.
Nesta avenida encontra-se uma infinidade de opções de produtos com preços mais acessíveis. Em grande parte, mais quantidade do que qualidade e, para o mercado jovem, é evidente a interferência das tendências ditadas pelos importantes pólos de moda.
Próxima ao shopping Plaza Santa Fé, também conhecido como Shopping Palermo, a característica popular dá lugar a ares mais ‘elitizados’.
O Plaza Santa Fé, importante ponto de pesquisa, abriga marcas como Maria Vasquez, Vitamina, Chocolate, Cacharel, Ayres, Jeansmakers, Mancine, Mistral e Caro Cuoro, entre outras, que valem a pena conferir!
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Ainda na Avenida Santa Fé, há uma galeria que só se descobre vasculhando cada canto, a Bond Street, espaço fundamental para pesquisa de produtos e principalmente de comportamento das tribos como rockers, góticos, emos, entre outras. Há muita arte grafitada nas paredes.
O Bairro Recoleta concentra as butiques refinadas, sendo o Shopping Pátio Bullrich, a Avenida Alvear e Quintana os principais locais de pesquisa para os consumidores com maior poder aquisitivo.
No Shopping Pátio Bullrich, um dos mais chiques da cidade, o clima é mais requintado e encontram-se marcas como Jazmin Chebar, Akiabara, Awada, B-Stylish, Vitamina, Chocolate da Carolina Aidar, UMA e Trosman para o segmento feminino.
Na Avenida Alvear estão marcas renomadas como Hermès, Valentino e Louis Vuitton, além de Lopez Taibo e Mayorano para couro, Tissage para feminino contemporâneo, Giesso para masculino social, Cardon, entre outras. Esta avenida, assim como a Quintana, reúne joalherias e butiques internacionais. As ruas próximas, Callao e Rodriguez Pena, também são interessantes para estudo.
Os endereços para a pesquisa de cashmere, couro e peles são Calle Florida, Viamonte, Maipu, San Martin, Paraguay, Marcelo T.de Alvear e Córdoba. Em sua maioria percebe-se uma modelagem dejavú. Mesmo com todo o know-how nessas matérias-primas não se percebe crescimento significativo na modelagem e design. Nesse mix há marcas como Ralph Lauren, Puma e C&A.
Na Galeria Pacífico as lojas são semelhantes às do Pátio Bullrich, há também Wrangler, YSL e Lacoste. Destacam-se, nesta galeria, o design e visual merchandising de Paula Cahen D’Anvers e Maria Vasquez.
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Próximo a praça Jorge Luis Borges em Palermo Viejo, as vielas concentram as lojas de grife, principalmente nas ruas Honduras e Armênia, como, por exemplo, Varanasi, Cora Groppo, Mariana Toledo, Trosman, Tramando, Salsipuedes, Desiderata e Ossira.
Região que há pouco tempo atrás era caracterizada por designers autorais, sem interferência de tendências, hoje predominam as marcas internacionais e comerciais, reflexo da globalização.
Na Calle Honduras reside a marca DAM, que se inspira nas silhuetas femininas dos anos 40 e 50 e nas pinturas em telas de artistas - descontextualizando tudo isto - e que se destaca pela identidade arrojada, design autêntico e peças exclusivas. Porém, vende pouco comparada às marcas internacionais do mesmo local.
Para quem procura design uma opção é o Design Center. Já os apaixonados pela moda retrô devem conhecer Gil Antiguidades em San Telmo, na Plaza Dorrego.
Enfim. O comércio de moda na Argentina é variado, há opção para todos os tipos de consumidores e percebe-se nitidamente a divisão de perfis e comportamentos: os mais tradicionais e clássicos aos mais arrojados e descontraídos, tanto para as mulheres quanto para os homens.
Executivos, empresárias, vítimas da moda, clássicos, criativos, rockers, góticos, emos... há de tudo em Buenos Aires!
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