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Chegar a Bogotá no El Dia De Las Velitas, data que homenageia a Virgem Maria e marca o início das festas de Natal, na qual os colombianos - 97% católicos - na noite de 07 de dezembro emanam energia e paz para o mundo, é perfeito para quebrar o receio sobre a violência no país. Neste dia, o que prevalece é uma sensação de tranqüilidade, união e desejo de paz!
Apesar da economia da Colômbia apresentar crescimento vigoroso desde 2002, quando Álvaro Uribe assumiu a presidência, ¾ da população ainda é pobre. O país apresenta seu renascimento desde então e muda seu perfil, de país que vivia às voltas com guerrilhas e os cartéis de drogas, em seis anos.
(Nas bases rurais, as guerrilhas ainda continuam letais e planejando suas próximas ações, mas a violência diminuiu.)
No setor de moda o país têm importantes feiras como a Bogotá Fashion e Colombiamoda. O centro produtivo, têxtil e de confecção estão localizados em Medelin. A moda colombiana trabalha com emoção em suas criações e de todo o roteiro de pesquisa, sem dúvida, é na parte mais sofisticada da Zona T que se encontram produtos criativos e que carregam as características regionais.
Destaque para a designer colombiana Olga Pedrahita, que produz produtos irreverentes e visual merchandising encantador, inspirada por ícones nacionais; Pepa Pombo, colombiana que atua há 30 anos no mercado, reconhecida internacionalmente por desenvolver em laboratório os materiais com que elabora suas roupas e Lina Cantillo, designer proprietária de uma cadeia de lojas.
Impossível não citar as marcas e designers localizados na Zona T, onde grande parte apresenta qualidade nas criações e matérias-primas.
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As marcas femininas que se destacam na linha dos vestidos: Hernan Zajar, Antonio Camarcho, Chic, Johana Rubiano, Johanna Ortiz, Juan Pablo de Martinez.
Marcas femininas jovens: Elia Abuchaibe com seu estilo romântico, Mabel Palácio e Ciudad Rosa (moderna), Rosário Rueda (moderno e peles), Frenessi (jovem modinha). Para as marcas contemporâneas Andrés Otálora e Julieta Suarez.
Para o segmento streetwear feminino e masculino as marcas mais modernas são: Industrial Glam, Trend Gallery, Plua, Premium, Mussini. A Dizplay possui um estilo punk rock.
Outros destaques: Adriana Santacruz (estilo étnico), Addax (calçados modernos e VM bacana), Sismika (acessórios), Touché (moda praia e lingerie), Ricardo Pava (masculino moderno).
Encontram-se também as marcas internacionais como Salvatore Ferragamo, Paul Frank, Lacoste, Hurley e multimarcas de surf (Abercrombie & Fitch, American Eagle, Luck Brand).
O Shopping Hacienda Santa Bárbara é outro ponto de pesquisa obrigatório. Enorme e mais popular abrange os segmentos feminino, masculino, infantil, retilínea, acessórios e jóias, calçados e infantil.
Para o estudo de joalherias há A. Solorrano, Joyeros, Lievano. Para os calçados, marcas como Artulo Calle (calçados e acessórios de couro masculino), Freeport Store (masculino e feminino) e destaque especial para a Santorini, com calçados e principalmente botas de excelente qualidade e design moderno.
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O segmento infantil é marcante, vale pesquisar as marcas Baby Kiss, Bombalu (lúdico), Farm (com visual merchandising e belos produtos) e Theitos.
Para o feminino: Priority (estilo moderno), Infinito (jovem bem modinha, com roupas, acessórios, calçados), Lis Claiborne (retilínea), Vargas Munioz (com referências regionais). Masculino e Feminino mais tradicional: Armi, Basingill Street, Limited. Além de outras marcas como, Villa Romana, Benetton, Tommy Hilfiger.
Ainda no bairro do Hacienda Santa Bárbara está o Shopping Santa'Ana, pequeno e sofisticado, possui lojas como a Luxus (multimarca de grandes estilistas internacionais com Armani e Dolce & Gabbana), Pepa Pombo (desenvolve produtos femininos de retilínea super bacanas e modernos), Vie Privée (lingerie refinada), Hernando Trujillo (masculino e feminino social), Guess, Puma, MaxMara, entre outras.
No Centro Usaquén têm restaurantes, feirinhas e lojinhas étnicas, com referências típicas de Bogotá. Destaque para a marca Adriana A. Tavera, de acessórios e home décor.
Em relação ao comportamento de uso e tribos urbanas há de tudo em Bogotá. Mas, o que chama atenção, é que estes grupos convivem entre si, por exemplo, como num show de reggae em que há desde o visual hippie, afro, roqueiro, gótico, exótico...
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