Qual é momento certo de se fazer um intercâmbio?

Os grandes motivos que levam uma pessoa a buscar um programa de intercâmbio são: obter a proficiência no idioma do país visitado e a experiência de vida que uma vivência internacional proporciona. No mundo globalizado, ter conhecido culturas diferentes é algo extremamente valorizado no mercado.

Hoje em dia, o Brasil está em crescimento, atraindo cada vez mais um grande número de multinacionais e também grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que dão sinais de que o cenário será positivo nos próximos anos. Isso quer dizer que para adquirir uma boa oportunidade, ter fluência em um segundo idioma será mais do que já é atualmente essencial.  Algumas multinacionais preferem contratar pessoas com menos experiência, mas que tenha um segundo idioma fluente. Assim, independentemente da idade, lembre-se de que os próximos anos serão ótimos para o Brasil; serão anos de muitas oportunidades de emprego, e ser fluente em um segundo idioma vai permitir que você cresça e tenha mais chances de conquistá-las.

Existem programas de intercâmbio com diferentes períodos de duração, de 30 dias a 1 ano.  O tempo de permanência no país estrangeiro é uma decisão que deve ser colocada na balança pelo intercambista. É preciso ter em mente objetivos claros e, principalmente, estar preparado para o que se pode encontrar lá, além de precisar deixar de lado, pelo menos por um tempo, a vida daqui do Brasil: família, amigos, escola, faculdade e emprego.

É legal se perguntar: qual é o momento da vida que estou vivendo agora? Tenho um emprego bacana e com boas oportunidades de crescimento? Se a resposta for sim, talvez seja mais interessante você aproveitar os 30 dias de férias para fazer um intercâmbio de curta duração e aproveitar para conhecer um novo país, estudar um novo idioma, conhecer uma nova cultura e fazer contatos que possam ser importantes profissionalmente. Agora, se a reposta for negativa, você pode considerar fazer um intercâmbio com duração maior e aproveitar para obter fluência no idioma do país de destino, conhecer a fundo sua cultura e ter um período de maior independência.

E ai? Descobriu qual é o seu momento de fazer um intercâmbio?

O Senac São Paulo não se responsabiliza pelo conteúdo postado pelos alunos intercambistas
Este artigo foi publicado em Dicas de Viagens e Informações and tagged . Bookmark the permalink.

3 Responses to Qual é momento certo de se fazer um intercâmbio?

  1. pamela teixeira da silva escreveu:

    Adorei todas essas dicas,gostaria muito de fazer um intercambio para a França,sempre me identifiquei com o país e seu idioma,gostaria muito que voces me passem algumas de como posso realiazar esse grande sonho.
    Desde ja fico muito grata !

    • Intercâmbios escreveu:

      Olá Pâmela,

      Existem diversas opções de intercâmbios para a França, o ideal é você procurar o que gostaria de fazer no país e qual o tipo de intercâmbio está buscando.

      Caso, você queira aprimorar o conhecimento do idioma é possível participar do programa que está com as inscrições abertas para um curso no mês de julho, acesse a categoria Programas do Blog e saiba mais!

      Ficamos à disposição.
      Equipe de Intercâmbios

  2. Okna Drewniane escreveu:

    After I iոitially left a comment I appear to have clicked on the -Nottify me when
    new comments are added- checkƄox and now each tіme a сomment is added I recieve 4
    emails with the same comment. Perhaps there
    is a way you are aboe to remove me from that service? Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>