Faça seu intercâmbio valer a pena!

Se você está pensando em fazer intercâmbio, fique ligado em algumas dicas para que sua experiência no exterior seja aproveitada ao máximo e para que você possa retornar ao Brasil cheio de boas histórias para contar aos seus amigos e familiares.

Blábláblá! Nada de travar a língua ao falar em outro idioma. Por mais que você não esteja craque no idioma do país para onde você vai, fale sem medo, porque somente assim conseguirá pronunciar corretamente as palavras. Isso você só conseguirá com a prática!

Conviva. Aproveite a sua hospedagem em casa de família ou alojamento estudantil para se comunicar e buscar informações. Muito acostumados a receber estrangeiros, eles podem ajudá-lo com dicas bacanas sobre a faculdade, cidade…

Cada segundo precioso. Explore cada cantinho da cidade ou região onde ficar. Afinal, você não sabe quando terá a oportunidade de voltar lá algum dia. Faça roteiros turísticos, culturais e educacionais e aproveite ao máximo o que os lugares têm a lhe oferecer.

Época de inverno (inverno, mesmo!). Não ocupe sua mala com roupas de inverno que você tem no Brasil e, muito menos, compre antes da viagem. Além de serem muito mais caras aqui no Brasil, elas não são adequadas/suficientes para o frio de alguns países estrangeiros. Leve apenas o necessário para a viagem e primeiros dias.

TV e livros. Passear é essencialmente necessário, mas, além disso, os livros, revistas e programas de televisão também são boas ferramentas utilizadas para conhecer a cultura local e absorver ainda mais o conhecimento do idioma.

Amigos estrangeiros! É claro que estar entre brasileiros é de certa forma confortante, mas lembre-se que o “barato” do intercâmbio é conhecer e trocar conhecimento e experiência com pessoas de outras nacionalidades. Faça amigos chilenos, americanos, indianos, japoneses, italianos…  Além de praticar mais o idioma estrangeiro, você passará a ter amigos em todos os cantos do mundo. Pense nisso!

Respeito.  Lembre-se, antes mesmo de embarcar, que você está indo para um país com uma cultura totalmente diferente da sua. Por isso, é preciso respeitar as leis e costumes do seu país de destino, assim como todos os outros. Sinta-se parte daquela nação durante o período do seu intercâmbio e “enjoy” ao máximo o seu período no exterior!

O Senac São Paulo não se responsabiliza pelo conteúdo postado pelos alunos intercambistas
Este artigo foi publicado em Dicas de Viagens e Informações and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>