Dicas para tirar o seu passaporte

O passaporte brasileiro é um documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), que é utilizado para identificar o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países e, caso seja solicitado pelo país a ser visitado, o passaporte deve conter o visto de autorização de entrada.

Passaporte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira abaixo algumas dicas para tirar o seu passaporte.

- O processo de solicitação do passaporte se inicia no site do Departamento de Polícia Federal (www.dpf.gov.br). Todo o processo deve ser feito pela internet, com o preenchimento de um formulário que solicita informações pessoais e números de documentos brasileiros.

Após o formulário ter sido preenchido, você será direcionado a página de agendamento e impressão da GRU (Guia de Recolhimento da União) e após a data para entrega dos documentos ser agendada e a GRU impressa, basta fechar a página e fazer o pagamento do boleto gerado.

Na data agendada, o solicitante deverá comparecer ao Posto do Departamento de Polícia Federal, selecionado no ato do agendamento, com os documentos originais solicitados no site do DPF (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum). Fique atento à lista disponibilizada no site para que no dia não haja nenhum imprevisto. O passaporte brasileiro possui um prazo de validade de 10 anos.

Fique ligado! Normalmente, os países solicitam que o passaporte seja válido pelo período mínimo de 6 meses após a data de chegada. Verifique sempre o site oficial do consulado do país que você pretende visitar para saber as regras.


Este artigo foi publicado em Dicas de Viagens e Informações. Bookmark the permalink.

3 Responses to Dicas para tirar o seu passaporte

  1. Dennis Rocha escreveu:

    Quanto é o valor aser pago pela GRU (Guia de Recolhimento da União) ?

    Att,
    Dennis Rocha

  2. nathália de jesus escreveu:

    No dia para retirar o passaporte;é necessario que apenas o responsavel vá buscar ou pode ir uma outra pessoa (parente) com seus documentos;retirar o passaporte?

    • Intercâmbios escreveu:

      Olá Nathália,

      O ideal é você entrar em contato com a Polícia Federal e verificar se há a possibilidade de alguém buscar o passaporte em seu nome.

      Caso a resposta seja positiva, é interessante perguntar se a pessoa deverá apresentar algum documento para retirar o passaporte em seu nome.

      Você pode entrar em contato com a Polícia Federal através da central de atendimento 194.

      Ficamos à disposição.
      Equipe de Intercâmbios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>