por Tatiana Putti
coordenadora da área de moda do Senac São Paulo
O Boletim Eletrônico do Senac Moda Informação é uma ação que tem por objetivo manter um relacionamento com os participantes do evento, visando mantê-los atualizados através de informações sobre o cenário global de moda, alimentando o mercado com conhecimento e incentivando a pesquisa e a constante busca por aprender, como ferramentas fundamentais para obter diferenciais competitivos, na busca do sucesso no mundo profissional.
Depois dos boletins de Londres, Paris e de cidades de fora do tradicional circuito fashion como Amsterdã, Berlim e Japão, já enviados em outras edições, desta vez o foco são os segmentos surfwear e streetwear, e a pesquisa, evidentemente, foi realizada na Califórnia.
O roteiro da pesquisa de tendências mercadológicas e comportamentais do projeto da 29ª edição do Senac Moda Informação, seguiu um percurso que vai de San Diego, subindo pela Costa Sul do Pacífico com paradas em Laguna Beach, Newport Beach, Huntington Beach e Costa Mesa, indo à direção de Los Angeles, passando por Santa Monica até chegar a San Francisco.
O objetivo desta pesquisa é trazer conhecimento do segmento urbanwear, confirmar o que teve destaque e o que foi mais aceito pelos consumidores neste verão 2008. De forma perceptiva vasculhar e descobrir as novidades do mercado de moda da Califórnia.
São apresentadas neste boletim mais de 4 mil fotos que retratam os produtos e temas da estação, já com pitadas de influências do inverno 2008, e imagens de comportamento de diferentes tribos urbanas, reforçando as mudanças que vem ocorrendo, como o fortalecimento do comportamento de uso e um início de uma conscientização por parte dos consumidores sobre o que vestem, respeitando seu tipo físico, desejos e estilo.
Que a Califórnia respira e transpira surfwear e streetwear já sabemos, mas o que a torna única neste segmento, é sem dúvida, o comportamento e o estilo de vida dos seus habitantes.
Acordar, pegar onda, andar de skate ou curtir um som mais pesado faz parte do ritual dos californianos e dos estrangeiros que lá habitam.
É um estado que possui diferentes e marcantes grupos fiéis aos seus estilos de vida, talvez seja isso e a aceitação entre grupos distintos que o torna referência para o mundo da moda.
Têm toda uma mistura de raças, entre nativos loiros de olhos azuis, mexicanos com seus traços marcantes, negros em sua união, e muitos imigrantes, que procuram sonho e oportunidade.
O coração é o espírito surfwear, que está na Costa Sul. Mas quanto mais perto de Los Angeles e San Francisco, outras interferências aparecem e em cada centro de pesquisa percebe-se a maior presença dos rockers, punks, hiphops, engomadinhos, glamourosos e moderninhos.
O centro dos negócios, da produção e da indústria está em LA e é lá o maior movimento financeiro do setor de moda da Califórnia. E assim como no Brasil, também sofrem com o aumento das importações chinesas, mas buscam fortalecer o negócio através da profissionalização e do foco no consumidor, entendendo e estudando a identidade de cada público-alvo.
A pesquisa abrange os segmentos surfwear, streetwear, jeanswear, infantil, moda praia, acessórios e a moda de grandes criadores.
Para o feminino, o que não pode faltar são os micro shorts, os vestidos em A, volumosos ou com cintura marcada, podendo ser usado sobre leggins ou com botas. Regatas sobrepostas, tops com volume, casaquinhos levemente ovóides de comprimento bem curto, tênis sapatilha e boinas são outros itens importantes da estação.
Para as mais moderninhas, jeans com cintura alta, shorts e saias com suspensório do mesmo tecido, macacões e vestido, micro saia ou bermuda com bota cano longo, além de coletes sobre vestidos e camisetas.
Para os skatistas e moderninhos, o que prevalece são as calças jeans skinny e claro, as camisetas slim com estampas que são verdadeiras ilustrações artísticas e coletes sobre camisetas. Quanto aos acessórios, o que domina são diferentes modelos de chapéus, boinas, bonés, além dos suspensórios e os tênis super trabalhados.
Os surfistas continuam com seus boardshorts, cada vez mais ricos em detalhes, chinelão, moletom e muito conforto. Bermudas de alfaiataria ou cargo, em xadrez, listras, camuflado ou risca-de-giz aparecem muito na estação.
Para os rockers e punks, muito preto, modelagem ajustada, rasgados, coturnos e tênis, cintos, taxas, metais e estampas "macabras".
Para a galera do hip hop, basket e rap, continuam as calças big, com gancho oversize, camisetas gigantes, bonés e tênis super transados, estampas gigantes nas peças e muito brilho, aparecendo principalmente em dourado.
Confiram nas fotos todas estas informações!
Abercrombie & Fitch Active American Eagle Outfitters American Rag Cie Anthropologie Astral Freaks Billabong Bloomingdale’s Buffalo Cat Walk Coach Diesel Eckó Element Energie Great Laundry G-Star Guess Habit Harley Davidson Hollister |
HSS Hurley Jack’s Levi’s Lookout Men Love t-shirt Luck Brand Melrose Place Merrilee`s Mileage Miss Sixty Munky King Nike Pac Sun Pink Planet Funk PNB Nation Publik Park Pucci Puma Pupé Quiksilver |
Replay Rip Curl Roxy RVCA Street & Saint Stussy Thalia St. Surf Shop The Black The Closet The Lab The Paul Frank The Vault Men Undefeated Union Urban Outfitters Urban Spirit Vans Volcom Wasteland |